Ter uma loja nos dias atuais é ultrapassar o limite de simplesmente vender um produto. Isso porque dentro da lógica de mercado que vivemos, o capitalismo, existem outros níveis que envolvem a manutenção de um estabelecimento.
Dentro deste contexto, é de suma importância manter uma gestão eficiente do estoque, principalmente se você trabalha com uma grande quantidade de produtos.
Se você é fã de papelaria provavelmente você já se deparou com um estoque na sua casa, já que comprar um só bloquinho de post-it não é tão legal quanto adquirir vários post-its de cores diferentes. Com o passar do tempo, a sua coleção vai aumentando, e você começou a pensar na melhor forma de armazenar a sua coleção, já que você não pretende usar tudo de uma só vez.
Com esse exemplo, é possível ter uma ideia vaga sobre o que é estoque, bem como uma noção do que é gestão. Sendo assim, podemos afirmar que estoque, no contexto empresarial, é tudo aquilo que pode ser recurso para uma empresa, e que é necessário para as vendas a médio e longo prazos.
Logo, se é preciso um tempo considerável de duração desses produtos na empresa, é lógico que é preciso um certo cuidado para que o prazo de validade não seja ultrapassado. É justamente neste pronto do cuidado que a gestão entra em cena.
O estoque é um setor fundamental para o desenvolvimento de uma farmácia, já que é nele que ficam armazenados os produtos para a venda.
Logo, independente do porte da empresa, saber administrar o estoque fará total diferença para o progresso do negócio.
Sendo assim, tendo uma boa gestão de estoque é possível planejar a aquisição de novos itens para que não haja acúmulo de produtos encalhados.
Portanto, o controle desse estoque deve ser realizado diariamente afim de desvendar quais produtos estão em falta ou em excesso, e assim, evitar desperdícios.
É possível encontrar diversos modelos de gestão de estoque. Entretanto, é preciso avaliar e identificar aquele que mais se adequa à sua empresa.
Por isso, abaixo será listado alguns modelos de gestão mais utilizados.
Just in Time (JIT): foi um sistema desenvolvido para ir contra um outro modelo de produção vigente na mesma época, 1970, o fordismo. Diferentemente do seu concorrente, o Just in Time busca produzir sob encomenda, fazendo com que não haja superprodução e nem excedentes. Desse modo, é válido salientar que esse modelo de produção dispensa ou manter um estoque mínimo.
Inventário: é uma forma de “colocar no papel” tudo aquilo que está no seu estoque, bem como tudo aquilo que sai e entra na loja. Essa forma de sistematizar o setor é uma ótima pedida para quem precisa de um controle físico e financeiro, evitando, assim, gastos excessivos. Para construir um inventário, é possível utilizar de plataformas digitais, ou fazer tudo no modo antigo: no papel. O importante aqui é que se mantenha atualizada as informações deste documento, que são: preço, nome da mercadoria, quantidade e categoria.
Além de controlar os produtos no estoque, o inventário também ajuda a:
Inventário: é uma forma de “colocar no papel” tudo aquilo que está no seu estoque, bem como tudo aquilo que sai e entra na loja. Essa forma de sistematizar o setor é uma ótima pedida para quem precisa de um controle físico e financeiro, evitando, assim, gastos excessivos. Para construir um inventário, é possível utilizar de plataformas digitais, ou fazer tudo no modo antigo: no papel. O importante aqui é que se mantenha atualizada as informações deste documento, que são: preço, nome da mercadoria, quantidade e categoria.
Giro de estoque: é um outro modelo de gestão de estoque, que visa, além de controlar os produtos, medir o desempenho de gestão de uma empresa. Por isso, é preciso estar atento a alguns fatores, como:
A Gianina é sua parceira o ano todo para o auxílio da gestão de estoque. Compre sempre o que necessário e tem alta demanda em suas vendas.
A história da Gianina começou em outubro de 2000, com a empreitada dos irmãos, diante de um sonho.