Os varejistas precisam se preparar para o período que antecede feriados prolongados, principalmente aqueles que acontecem no auge do verão, quando muita gente viaja para praias ou mesmo para o campo.
A expectativa é sempre de grande movimento nas farmácias e drogarias, principalmente naquelas localizadas em pontos turísticos (seja no litoral ou nas montanhas), segundo informa a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso. Embora estejam cautelosos, os empresários já estão traçando suas estratégias e preparando compras mais significativas para atender às demandas dos consumidores.
A especialista acredita que o primeiro passo para obter sucesso nas vendas é realizar um estudo sobre o consumo dos anos anteriores em sua própria loja, além de consultar as indústrias farmacêuticas e as distribuidoras. Outra dica valiosa é apostar no mix de produtos, focando naquilo que tem maior procura nessas datas (verão e carnaval) e sempre levando em conta o público-alvo que quer atingir.
O mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, explica que em feriados que acontecem durante o verão, é preciso pensar em produtos como protetores solares; bronzeadores; polivitamínicos; energéticos; medicamentos para indisposição estomacal; hidratantes para corpo e rosto e preservativos. Também deve-se investir em itens de beleza: maquiagem, esmaltes, acessórios para cabelos, xampus e condicionadores. Esses são itens que não costumam faltar no nécessaire de quem vai viajar.
Cavalcante também frisa que é preciso tomar cuidado na hora de comprar as mercadorias, para que não ocorram sobras nos estoques.
Saiba como vender
Crédito da imagem: istock.com/Apiwan Borrikonratchata
A história da Gianina começou em outubro de 2000, com a empreitada dos irmãos, diante de um sonho.