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Postado em:

11.01.22

Aposte nas melhores estratégias para vender mais no verão

Uma ótima oportunidade para aumentar os lucros e vender mais no verão é aproveitar a sazonalidade, isso porque a estação gera grandes oportunidades para estabelecimentos comerciais, inclusive as farmácias. Entre algumas estratégias para vender mais no verão, podemos citar: realizar acordos com bons fornecedores, elaborar um bom mix, conhecer bem o seu público-alvo, possuir seções com categorias sinalizadas, pontas de gôndola com promoções e bons preços, além de entregar tabloides na vizinhança.

Aproveitando a sazonalidade do verão

Tendo em vista o fato de a estação nos oferecer uma variedade imensa de artigos, vender, pode se tornar um desafio para os estabelecimentos. Dessa forma, para alavancar suas vendas durante o verão, é interessante que se esteja preparado, tendo por base a procura e o desejo da clientela do local, investindo em produtos que, com certeza, serão procurados na loja, principalmente, aqueles que estão na mídia.

Os itens de maior demanda pelos clientes no período do verão são os hidratantes corporais e capilares, os protetores solares, os bronzeadores, os desodorantes e os repelentes. Todos eles são itens com a “a cara” do verão, não é mesmo? Além disso, é importante ficar atento também ao mix de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) que tratam algumas patologias de leve gravidade e muito frequentes durante a temporada, como analgésicos e antitérmicos, produtos para desconfortos estomacais, vitaminas, entre outros.

Assim, o verão acaba se tornando um ótimo momento para se pensar em boas estratégias, já que existe a possibilidade de aproveitar ainda as festas de final de ano, as férias e, também, o Carnaval.

Pensando nisso, trouxemos seis dicas para você vender mais no verão:

1 – Ambiente: como o verão é a época mais quente do ano, é preferível que seu estabelecimento esteja confortável para receber os clientes. Dessa maneira, invista em um ambiente climatizado, pois assim, os clientes passarão mais tempo na loja e isso pode aumentar as vendas. Outro detalhe muito importante, é criar um espaço onde as pessoas possam se refrescar e descansar. Aqui, você pode oferecer água gelada, sucos, frutas e um local para sentar. Por último, veja como ficará a questão da decoração do ambiente. Dê uma cara nova para o espaço no período do verão, colocando cores mais vibrantes e que condizem, claro, com a identidade visual do negócio. Além disso, você pode decorar o ambiente para as festividades, e isso acaba chamando a atenção das pessoas.

2 – Tenha novidades: uma ótima maneira de atrair mais clientes é disponibilizar produtos e serviços mais apropriados à estação e que sejam uma novidade para os clientes. Por exemplo, se você é do ramo de farmácias e perfumarias, pode oferecer opções em hidratantes faciais e para o corpo, perfumes florais e refrescantes para o verão, protetores solares e hidratante labial, colírios, repelentes, etc. É de suma importância que você use a criatividade para poder adaptar-se ao seu tipo de negócio. Dessa maneira, pensar em ideias novas e boas soluções para o seu negócio, entendendo seu público e surpreendendo-o com as novidades, é fundamental.

3 – Promoções: vá até o estoque da sua loja e veja quais produtos estão parados há mais tempo, prestando atenção também se eles condizem com a estação do ano, para assim, chamar a atenção do público. Dessa forma, você evita futuros prejuízos e garante que seus clientes tenham acesso a um produto de qualidade e apropriado para a época do ano.

4 – Marketing e comunicação: depois que você estabelece o que vai entrar em promoção na sua loja, é hora de criar campanhas para divulgar as promoções e fazê-las atingir o maior número de pessoas. A divulgação pode ser feita através de redes sociais, WhatsApp Business, e-mail marketing e, claro, a velha comunicação direta! O que não pode é deixar de divulgar as promoções, pois isso atrai o público e consequentemente aumenta as vendas.

5 – Motivação da equipe: sabia que uma equipe que não está 100% motivada pode afetar a produtividade da sua empresa? Por isso, busque alternativas para manter sempre sua equipe de trabalho motivada e animada para trabalhar, pois, além de ser confortável para a rotina de maneira geral, isso acaba por se mostrar nos números.

6 – Bom atendimento: quando os vendedores estão preparados para garantir um bom atendimento, isso acaba conduzindo o negócio a ganhar uma maior vantagem competitiva. Dessa forma, invista em treinamento para sua equipe de trabalho, de modo que eles estejam 100% preparados para lidar com todos os tipos de clientes.

 

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