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31.01.22

Alavanque suas vendas em feriados prolongados

Os varejistas precisam se preparar para o período que antecede feriados prolongados, principalmente aqueles que acontecem no auge do verão, quando muita gente viaja para praias ou mesmo para o campo.

A expectativa é sempre de grande movimento nas farmácias e drogarias, principalmente naquelas localizadas em pontos turísticos (seja no litoral ou nas montanhas), segundo informa a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso. Embora estejam cautelosos, os empresários já estão traçando suas estratégias e preparando compras mais significativas para atender às demandas dos consumidores.

A especialista acredita que o primeiro passo para obter sucesso nas vendas é realizar um estudo sobre o consumo dos anos anteriores em sua própria loja, além de consultar as indústrias farmacêuticas e as distribuidoras. Outra dica valiosa é apostar no mix de produtos, focando naquilo que tem maior procura nessas datas (verão e carnaval) e sempre levando em conta o público-alvo que quer atingir. 

O mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, explica que em feriados que acontecem durante o verão, é preciso pensar em produtos como protetores solares; bronzeadores; polivitamínicos; energéticos; medicamentos para indisposição estomacal; hidratantes para corpo e rosto e preservativos. Também deve-se investir em itens de beleza: maquiagem, esmaltes, acessórios para cabelos, xampus e condicionadores. Esses são itens que não costumam faltar no nécessaire de quem vai viajar. 

Cavalcante também frisa que é preciso tomar cuidado na hora de comprar as mercadorias, para que não ocorram sobras nos estoques.

Saiba como vender

  • Escolha o mix pensando no público-alvo da farmácia;
  • Para garantir o sucesso na hora de preparar o mix, analise o histórico de vendas dos anos anteriores;
  • Ao compor o mix escolha marcas fortes de cada categoria para atrair o consumidor que foi impactado pelas campanhas de mídia;
  • Invista em produtos como protetores solares; bronzeadores; polivitamínicos; energéticos; indisposição estomacal; hidratantes para corpo e rosto; linha de xampus e condicionadores com filtros solares; maquiagem, esmaltes e outros itens de beleza; além de preservativos;
  • Lembre-se de também deixar em evidência na loja produtos ligados aos sintomas da gripe e resfriado;
  • Use a criatividade e monte kits atrativos;
  • Deixe seu estoque abastecido;
  • Identifique os pontos altos da loja para chamar a atenção do consumidor e monte ilhas temáticas, clip-strip em categorias adjacentes e utilize o cross-merchandising para evidenciar as categorias;
  • Aumente o volume e a diversidade de produtos nos pontos-chave da loja, que são mais procurados pelo consumidor, como o ponto natural e o checkout.

Crédito da imagem: istock.com/Apiwan Borrikonratchata